sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Marcelo Marmelo Martelo

Este livro é muito legal! Um clássico da literatura infantil brasileira, que já virou peça de teatro e ainda é super utilizado nas salas de aula. Eu tenho o livro até hoje e, de vez em quando, pego pra dar uma olhadinha e relembrar as histórias e as ilustrações.

Escrito  em 1976 por Ruth Rocha, uma das mais importantes escritoras de literatura infantil, Marcelo Marmelo Martelo conta a história do Marcelo, um menino que não concorda com os nomes das coisas e resolve inventar nomes novos e com mais lógica: a cadeira vira sentador, o travesseiro passa a ser cabeceiro, o leite é suco de vaca, a colher é mexedorzinho! E assim o Marcelo cria a sua própria linguagem, até descobrir que a sua ideia pode não dar muito certo...

Além da história do Marcelo, ainda tem as histórias Terezinha e Gabriela e O Dono da Bola. Eu adorava as três, assim como adorava a ilustração muito fofa do Adalberto Cornavaca, e ainda lembro de ficar imaginando, assim como o Marcelo, que outros nomes as coisas todas poderiam (ou deveriam) ter...


Biriquitote! Xefra!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Papel de carta

Este post é especial para as meninas.

Papel de carta! Minha mãe colecionava quando era jovem e na minha infância foi uma verdadeira febre. Era um mais lindo do que o outro e alguns eram valiosíssimos no mercado de trocas! (hehehe) Lembro que no recreio nós, meninas, nem comiamos o lanche, porque o tempo era muito curto e o que interessava era trocar os papéis de carta. Tinham coleções famosas, como Julia, Hello Kitty, Snoopy e os japoneses Little Twin Stars e TuxedoSam (este último é um pinguim muito fofo e quando eu aprendi inglês entendi o nome e a pronuncia, mas quando eramos crianças falavamos como se escreve: tuxedozam! rsrsrs).

Estas trocas de papel de carta eram muito engraçadas. A ordem de valor era mais ou menos assim: papel de carta nacional, papel de carta importado, envelope com selinho, papel de carta + envelope + selinho e, ainda, folha dupla! hehehe

Era difícil escolher um preferido. Naquela época, acho que eu gostava mais dos japoneses, mas hoje, olhando a minha pasta de papel de carta que eu ainda tenho guardadinha, acho lindo aqueles com menininhas de chapelões e ramos de flores nas mãos.












Um mais fofo que o outro!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

I Love Lucy

Se Lucille Ball estivesse viva, neste mês de setembro ela completaria 100 anos! A rainha da comédia norte-americana faleceu em 89, mas até hoje o sitcom I Love Lucy, produzido e estrelado por ela e por seu marido, Desi Arnaz, conquista prêmios e faz um enorme sucesso.

I Love Lucy foi exibido pela CBS de 1951 a 1960. Lucille Ball era a protagonista e contracenava com Desi Arnaz, que fazia seu marido Ricky, e Vivian Vance e William Frawley, que faziam o casal de amigos Ethel e Fred. Em 2002, I Love Lucy foi eleito o segundo melhor programa de todos os tempos da TV norte-americana, perdendo apenas para Seinfeld.

No Brasil, o programa foi exibido pela TV Tupi, entre 1958 e 1979, depois pela Gazeta, em 1980, e mais tarde, pela TV Cultura, de 1994 a 2000. Foi neste último período que conheci a sitcom, assistindo junto com meus pais, e fiquei fã das caras e bocas de Lucille Ball.

I Love Lucy é tão engraçado que foi dificílimo selecionar apenas um vídeo para colocar aqui neste blog. Escolhi um episódio em que ela faz o comercial de um remédio. Vale a pena assistir até o fim!!






Bem que alguma TV brasileira poderia reprisar I Love Lucy, né?

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Zambinos

Conheço um monte de gente que adorava este salgadinho sabor pizza, da Elma Chips.
Por que será, então, que eles não fabricam mais, né?
Era bom mesmo!


Especialmente para minha irmã Loli e para meu primo André, que adoravam o Zambinos!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Playmobil

O brinquedo símbolo da infância das décadas de 70 e 80 é o playmobil! Este brinquedo já foi o sonho de muita criança, acabou saindo de linha, voltou depois de muitos anos e, hoje, inspira milhares de fãs saudosos a se reunirem para relembrar e colecionar os diversos bonecos desta linha criada pela empresa alemã Geobra-Brandstatter, em 1974.

Mais precisamente, o criador foi Hans Beck (1929-2009), que ficou conhecido como o pai do Playmobil. Com a crise do petróleo de 1973, a empresa que produzia brinquedos de tamanhos grandes, precisou criar uma linha de brinquedos menores. A ideia que surgiu foi de fabricar veículos pequenos acompanhados de complementos e acessórios, mas Hans Beck acabou se concentrando nestes complementos, criando figuras com base em desenhos de crianças, que muitas vezes desenham pessoas com a cabeça maior e sem nariz. O sucesso foi imediato no mundo todo!

No Brasil, nas décadas de 70 e 80, o playmobil foi fabricado pela Trol. Após a falência da Trol, a Estrela passou a fabricar o brinquedo na década de 90, mas com a invasão dos jogos eletrônicos o playmobil foi retirado de linha. Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar da Argentina. A partir de 2008, o brinquedo começou a ser importado direto da Alemanha, pela Sunny Brinquedos.

Eu me lembro que, apesar de não ser mais criança, sentia falta de ver o playmobil nos comércios e propagandas. Era um brinquedo que me dava tanta saudade, que tinha pena das crianças não terem a oportunidade de brincar com um playmobil. Eu tinha o playmobil circo (com um boneco domador, com chicotinho e tudo!) e uma charrete do playmobil velho-oeste. Mas meus primos Lupe e Daniel tinham o que era o meu sonho de consumo na infância: um quarto com uma cidadezinha do playmobil todinha montada. Lembro dos carrinhos do playmobil polícia, dos cavalinhos das charretes, da escolinha... Como era bom brincar com aquilo!

Em junho de 2009, foi criado o PlayBrasilMobil, o primeiro fórum brasileiro sobre Playmobil, com o objetivo de juntar fãs e colecionadores, além de difundir novamente o brinquedo. Fiquei super empolgada quando vi  o playmobil nas lojas de brinquedo novamente, apesar do preço ser um pouco salgado. Quando minha filha e meu sobrinho estiverem na idade certa, sei que não vou resistir e vou reviver minha infância de novo comprando um playmobil bem legal para eles!





Ainda bem que o Playmobil voltou!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fievel - Um Conto Americano

Primeiro desenho animado produzido por Steven Spielberg, em 1986, Fievel - Um Conto Americano é inesquecível e emocionante! Foi dirigido por Don Bluth e arrecadou 45 milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos, estabelecendo um novo padrão de qualidade para o mercado de desenhos animados de longa metragem.

O filme, conta a história do ratinho russo Fievel, que se perde da família que está a caminho da América, pois eles pensam que lá não existem gatos. Quando chega sozinho aos Estados Unidos, Fievel descobre que por ali também precisará fugir dos gatos, mas mantém sua esperança procurando sua familia e fazendo novos amigos. Fievel era o nome do avô de Spielberg, que também era russo.

A cena em que Fievel canta com sua irmã Tanya, cada um em um canto da cidade, é uma das mais bonitas dos desenhos animados. A canção Somewhere Out There, interpretada por Linda Ronstadt e James Ingram, foi indicada ao Oscar e fez um grande sucesso na época.

Eu e minhas irmãs adoravamos o filme, e minha irmã Valéria tinha até um Fievel de pelúcia que existe até hoje! Abaixo, a foto do Fievel de pelúcia (sem o chapéu, que não achamos), o trecho mais fofo e emocionante do filme e a canção Somewhere Out There.





O filme todo é muito lindo! Quem não conhece, vale a pena procurar e assistir!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Revista Diversões Juvenis

Esta é do tempo dos meus pais. Minha mãe tem alguns exemplares, que faziam parte do GECI, o clubinho que a turminha dos meus pais tinha quando eram adolescentes (dá pra ver o carimbo do clube nas fotos abaixo).
A revista foi lançada pela Editora Abril, em 1960, com o nome de Diversões Escolares. Em 1962, mudaram o nome para Diversões Juvenis. O conteúdo é bem educacional, tem histórias em quadrinhos da Disney e uma parte de perguntas dos leitores.
Parece que a revista não durou muitos anos, mas encontrei na internet vários sebos e sites de venda oferecendo exemplares por até 10 reais!






Lendo a revista, dá pra imaginar um pouco como eram os jovens de alguns anos atrás!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Arnaldo Antunes - Televisão

Estou num "momento Arnaldo Antunes". Fui no show do último DVD dele, Ao Vivo Lá Em Casa, no Festival de Música de Itajaí, e foi fantástico! Eu já tinha gostado do DVD, mas ver o Arnaldo com o Edgar Scandurra no palco é sensacional. Dá pra perceber a sintonia entre os dois e a satisfação do Arnaldo com este novo trabalho.

Eu acompanho a carreira do Arnaldo desde os Titãs (pra quem não sabe, ele era um dos vocalistas do grupo). Hoje, avaliando a sua trajetória, acho que ele soube exatamente o que fazer e quando fazer. Saiu dos Titãs na hora certa, para construir uma carreira solo com trabalhos muito mais interessantes.

Mas, como este blog é sobre as coisas do passado, fiz questão de colocar uma foto do Arnaldo Antunes das antigas, com um visual mais punk. Também descolei um vídeo de uma apresentação dos Titãs no Cassino do Chacrinha, em 1985, com o Arnaldo cantando Televisão.

E quem puder assistir o Arnaldo Antunes ao vivo, não perca! O show é MUITO BOM!

O que é o Arnaldo Antunes dançando com a "chacrete"!!

domingo, 4 de setembro de 2011

Diquinha - Nescau Relembra Embalagens Antigas

Em comemoração aos 90 anos da Nestlé no Brasil, a marca colocou no mercado uma edição limitada de latas retrô de Nescau. Quem for comprar o achocolatado, vai encontrar as latas com embalagens de 1932, 1960, 1986 e 1998.

Quando eu vi, logo me empolguei e comprei. Fiquei super na dúvida, pois pra mim quanto mais antigo mais legal, como a de 1932, que tem a grafia NESCAO. Mas não resisti e comprei a de 1986, época da minha infância.

O formato da lata continua o atual, a lata antiga era mais gordinha. Ainda assim, adorei a ideia!

Acho que vai pintar uma coleção!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Groselha Milani - Comercial

Este é, sem dúvida, um dos comerciais mais queridos do Brasil. Groselha Vitaminada Milani, Iahuu!!!! Quem assistiu esta propaganda não esquece. O jingle é excelente, daqueles que a gente fica cantarolando, e  a groselhinha tem a cara da publicidade dos anos 60.

Além disso, a Groselha Milani era uma delícia. Eu gostava até com leite! O produto foi inventado por Celeste Milani, com a ajuda de um químico alemão, em 1965 e é comercializado até hoje, mas já não é tão fácil de encontrar.

Pra quem não conhece este clássico da publicidade brasileira, encontrei o comercial no youtube. A qualidade da imagem está péssima, mas não consegui outra melhor. De qualquer maneira, só ouvindo o jingle já dá pra matar a saudade.



Iahuu!