terça-feira, 23 de agosto de 2011

Coleção Vagalume

A Coleção Vagalume, da Editora Ática, começou a ser publicada em 1972! Vocês sabiam? E fez parte dos hábitos de leitura da maioria dos adolescentes, tornando-se um clássico inesquecível da literatura infanto-juvenil.

O legal de fazer este blog é perceber que aquilo que me dá saudade, também dá saudade em muitas pessoas, o que torna fácil o meu trabalho de pesquisa pela internet. Percebi que a Coleção Vagalume deixou muitas saudades, em especial as obras O Escaravelho do Diabo, O Mistério do Cinco Estrelas, Um Cadáver Ouve Rádio e Sozinha no Mundo. Os escritores Marcos Rey e Lúcia Machado de Almeida são os mais citados e elogiados.

Eu ainda lembro de O Caso da Borboleta Atíria, Barcos de Papel, A Ilha Perdida e Enigma na Televisão. Li e adorei todos estes! Na escola, tinhamos que fazer aquelas "fichas de leitura", lembram? Várias vezes fiz fichas com os livros da Coleção Vagalume. E como não falar do livro Éramos Seis! Este, que também fez parte da Coleção, eu li tantas vezes e é tão maravilhoso que vale um post só pra ele.






Qual foi o seu livro preferido da Coleção Vagalume?

2 comentários:

  1. O meu preferido é éramos seis. Até minha mãe gostou tanto que na época que passou a novela ela leu o livro.

    ResponderExcluir