segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cometa Halley

A passagem do cometa Halley foi um grande acontecimento no ano de 1986. Não dá pra esquecer! Afinal, fizeram tanta onda em cima deste cometa...

O cometa foi batizado com este nome em homenagem ao astrônomo inglês Edmond Halley, que calculou a passagem do cometa a cada 75 ou 76 anos. A próxima passagem provavelmente será em 2061, quando eu estarei com 83 anos!! Bom, em 1986 eu tinha 8 anos e morava em São Paulo. Era uma típica criança da década de 80, que brincava com brinquedos da Estrela e da Grow, comia chocolate Lollo e Surpresa, usava tênis Conga e assistia o Balão Mágico. E nesta época do cometa Halley provavelmente devo ter assistido ao especial da Globo, A Era dos Halley, devo ter adorado o Halleyfante no Balão Mágico e todas as bobeiras inventadas para ganhar dinheiro com este acontecimento histórico.

A Era dos Halley, história de uma família espacial que vinha do planeta Halley, começou com uma revista de quadrinhos, lançada pela Editora Abril, depois virou um musical infantil na Globo, com participação de Tim Maia, Rosana, Titãs, Legião Urbana, Roupa Nova e Sempre Livre (lembram desta banda?). O Halleyfante era um robô que fazia parte desta família e depois continuou no Balão Mágico. Além disso, os Trapalhões lançaram o filme "Os Trapalhões no Rabo do Cometa"  e outros artistas devem ter aproveitado a ocasião para ganhar um dinheirinho extra, com certeza. Lembro de um album de figurinhas do cometa Halley e achei a foto na internet. Minha irmã Valéria lembra de uma vinheta da Globo e disse que eles realmente inventaram de tudo, até iogurte do cometa Halley tinha!! Enfim, acho que já deu pra imaginar o quanto foi faturado com a passagem deste cometa, né?!

Mas esta história do Halley tem um final engraçado! Acontece que todo mundo ficou louco pra ver o tal cometa, é claro. Quando o Halley cruzou o céu, fomos de São Paulo para São Roque, de noite, equipados com binóculos, para apreciar o lindo cometa! Saimos de casa de noite, eu era criança e fiquei meio com medo. A trilha sonora no nosso carro era Save a Prayer, do Duran Duran, que minha irmã escutava em um toca-fita portátil. Muito anos 80! Paramos em um lugar cheio de gente, todos ali com seus binóculos procurando alguma coisa no céu. E o que aconteceu é que a única coisa que vimos foi um manchinha branca, borrada, minúscula e sem graça. Decepção total!!!

Na hora, todo mundo ficou indignado, mas hoje é engraçado lembrar! E apesar da decepção, o cometa Halley tornou-se parte das lembranças da década de 80. Abaixo, a revistinha A Era dos Halley, o album de figurinhas, o Halleyfante, com a Simony e o Jairzinho, e o fime Os Trapalhões no Rabo do Cometa. Ainda tem uma parte do especial infantil da Globo e uma matéria do Jornal Nacional, onde o mais legal é a repórter explicando a posição do cometa em uma lousa!







O que será que vão inventar em 2061, quando o cometa Halley passar de novo?

2 comentários:

  1. E você postou numa data que acontece todo ano...

    ResponderExcluir
  2. Me lembro de tudo, inclusive da banda Sempre Livre! heheheheeh!
    eu sou free, sempre free, eu sou free dema-ais....

    a Dulce Quental é uma boa cantora, sumiu depois dos anos 80. Fez uma versão legal de Human Nature do Michael Jackson.

    ResponderExcluir