terça-feira, 30 de agosto de 2011

Amar É

As figurinhas Amar É foram criadas na década de 70, pelo casal americano Robert e Kim Casali. No Brasil, já foram lançadas várias vezes e sempre com grande sucesso.

Minha irmã Loli teve este álbum de figurinhas e a gente adorava colecionar. Sempre achei  fofo o casal peladinho e olhando bem eles têm um jeitinho bem anos 70 mesmo. Parece um casal de hippies, em Woodstock, pregando paz e amor! :)




Como era bom colecionar figurinhas!

sábado, 27 de agosto de 2011

Pato Donald - Aquarela do Brasil

Este desenho é inesquecível! O encontro do Pato Donald com o Zé Carioca, ao som de Aquarela do Brasil e Tico-Tico no Fubá. Foi lançado em 1942, como parte do filme Alô Amigos, e teve um objetivo político: fez parte dos esforços dos Estados Unidos para conseguir aliados na Segunda Guerra Mundial. Para isso, Walt Disney e sua equipe fizeram um tour pela América Latina e, em passagem pelo Brasil, criaram o Zé Carioca.

Mas esta é apenas uma curiosidade, que não tira a graça deste desenho que é sempre legal de assistir!

Eu assistia no Clube do Mickey, que passava nos domingos de manhã, lembra?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Coleção Vagalume

A Coleção Vagalume, da Editora Ática, começou a ser publicada em 1972! Vocês sabiam? E fez parte dos hábitos de leitura da maioria dos adolescentes, tornando-se um clássico inesquecível da literatura infanto-juvenil.

O legal de fazer este blog é perceber que aquilo que me dá saudade, também dá saudade em muitas pessoas, o que torna fácil o meu trabalho de pesquisa pela internet. Percebi que a Coleção Vagalume deixou muitas saudades, em especial as obras O Escaravelho do Diabo, O Mistério do Cinco Estrelas, Um Cadáver Ouve Rádio e Sozinha no Mundo. Os escritores Marcos Rey e Lúcia Machado de Almeida são os mais citados e elogiados.

Eu ainda lembro de O Caso da Borboleta Atíria, Barcos de Papel, A Ilha Perdida e Enigma na Televisão. Li e adorei todos estes! Na escola, tinhamos que fazer aquelas "fichas de leitura", lembram? Várias vezes fiz fichas com os livros da Coleção Vagalume. E como não falar do livro Éramos Seis! Este, que também fez parte da Coleção, eu li tantas vezes e é tão maravilhoso que vale um post só pra ele.






Qual foi o seu livro preferido da Coleção Vagalume?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prince - Purple Rain

Será que esta geração de hoje sabe quem foi Prince? Eu aposto que a maioria desconhece este grande artista, multi-instrumentista (é ele quem toca TODOS os instrumentos em seus álbuns), que foi um grande astro dos anos 80 e que eu adoro desde criança. Tanto que, pra mim, é super estranho alguém não conhecer o Prince!!

Quando ele estourou no cenário musical, em 1984, tinha um visual inconfundível: topete encaracolado, roupas extravagantes, com camisas de babado e botas de salto altíssimo (ele é super baixinho). O álbum Purple Rain  foi lançado junto com um filme de mesmo nome, que conta a história de um jovem músico incompreendido, vivido pelo próprio Prince, e que se apaixona por uma garota chamada Apollonia... Bom, o filme é bem ruinzinho, mas a música Purple Rain sim é fantástica e foi através dela que eu virei "fã de carteirinha" do Prince. Purple Rain vendeu mais de 20 milhões de cópias em 84 e ficou por 24 semanas consecutivas na parada da Bilboard.

Acompanhei o trabalho do Prince até o álbum Diamonds and Pearls, de 1991, e durante este tempo todo ele produziu muita coisa boa, que renderão futuros posts neste blog. Por enquanto, deixo aqui a parte do filme em que ele toca Purple Rain, que sempre vale a pena ouvir!





A carreira do Prince continua até hoje, embora não faça sucesso como antes. Este mês ele faz um show no Brasil. Que vontade de ver!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Monstrinhos Creck

Quem lembra deste biscoito? Era uma delícia! E o mais legal é que ele vinha com uma mordidinha, que era a mordida do monstro que provava o biscoito pra garantir que estavam gostosos. Procurei a propaganda no youtube, mas não encontrei. A propaganda mostrava os monstrinhos fazendo o controle de qualidade dos biscoitos, era muito legal!

Tinha nos sabores chocolate, morango, coco e nata. Eu tenho a lembrança de sempre comer estes biscoitos na casa dos meus primos Lupe e Daniel. Eles deviam adorar também!



Esta ideia da mordida é muito fofa!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Inspetor Clouseau

Eu já fiz uma homenagem ao meu pai, mas domingo é Dia dos Pais e ele merece!

Como ele adora o Inspetor Clouseau, e eu também, consegui no youtube uma sequência de cenas para relembrar este personagem hilário, interpretado por Peter Sellers, nos filmes A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975), a Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976) e A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978).

Pai, de novo pra você: Feliz Dia dos Pais!!

Que tal uma maratona da Pantera Cor-de-Rosa, hein?!!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

United Colors of Benetton

 Propagandas inesquecíveis e que dão saudade têm muitas, mas na mídia impressa a campanha publicitária United Colors of Benetton, criada e dirigida pelo fotógrafo italiano Oliviero Toscani para a Benetton, marcou os anos 80 e 90.

Na campanha, a grife italiana deixava o produto em segundo plano para focar num conceito de modernidade da marca, através de imagens que exploravam temas tabús, como o racismo, a religião e a Aids. E com fotografias lindíssimas, estampando revistas e outdoors, a Benetton conseguiu o impacto de choque e admiração que queria.

Vale a pena relembrar estas imagens!






Até imagino o número de monografias sobre a Benetton que deve existir!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Querido Pônei

Parece que os Queridos Pôneis estão na moda novamente. Tudo por causa de uma propaganda de carro, que traz uma referência a este famoso e inesquecível desenho dos anos 80. Além do desenho, que passava no SBT, a Coleção Querido Pônei fazia a alegria das meninas desta década. Acredito que, junto com a Coleção Moranguinho e os Ursinhos Carinhosos, a Coleção Querido Pônei marcou uma época.

Os pôneis vinham em todas as cores, com um pente para pentear a crina e o rabo. E tinham acessórios, como a cachoeira para eles tomarem banho e a casinha, que era um celeiro com cercas, caminha, troféu de competição e até um cachorrinho. Lembro do Natal que eu ganhei a casinha e minha irmã ganhou a cachoeira, foi uma alegria!

Há pouco tempo, os Queridos Pôneis voltaram a ser vendidos, assim como a Coleção Moranguinho, mas, é claro, estão com um visual mais moderno. Ainda assim, fiquei feliz de ver os pôneis de volta e minha filha até já ganhou um de presente!

E pra quem viu a propaganda da Nissan, mas não captou o espírito da coisa, aí está a musiquinha original do Querido Pônei. Consegui apenas em inglês, que era como passava na abertura do desenho, mas havia também a versão em português, que era usada na propaganda dos bonecos: Querido Pônei, querido pônei, quero brincar com você!





Na década de 80, toda menina queria o seu pôneizinho!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Para o meu pai

Hoje é aniversário do meu paizinho querido! E como ele já reclamou que não lembra de nada do que eu coloco aqui, fiz uma seleção de coisas bacanas que acho que ele vai gostar.
Parabéns papai!














Que bom que você viveu tudo isso, pai! Assim, você pode me ensinar muitas coisas legais! Te amo muito!