quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma Rua Como Aquela

Este livro maravilhoso, da Lucilia Junqueira de Almeida Prado, eu li e reli dezenas de vezes, na minha adolescência e, quando eu decidi postar sobre ele aqui no blog, reli mais uma vez e, mais uma vez, eu me emocionei com a história de uma turma de jovens moradores de uma rua sem saída, na cidade de São Paulo, na década de 60.

Os personagens principais são os adolescentes da rua, Alexandre, Fátima, Lavínia, Planador, Reinaldo, Junior, Tadeu, Lalau, Carlão, Vicente, Quim-Quim, mas além deles, o livro é rico em muitos personagens que se tornam inesquecíveis, como o Avarento e as três solteironas Iaiá, Gegê e Cidinha.

É um livro simples, de histórias simples, mas muito significativas. Um livro pra sentir saudades da época em que as crianças brincavam nas ruas, as mães cuidavam das casas e os vizinhos todos se conheciam e se ajudavam.

Está faltando alguem adaptar este clássico para a TV!

7 comentários:

  1. Eu adorava as três irmãs velhinhas... a parte mais emocionante é quando o piano volta pra Iaiá. E até hoje quando como pipoca lembro delas. :)

    ResponderExcluir
  2. Minha filha se chama Lavinia por causa deste livro!

    ResponderExcluir
  3. Que saudade desse livro. Nem terminei de ler.Roubaram ele de mim.Foi presente de um tio.pra minha irmã,que leu e me emprestou e uma ex cunhada nossa ratazana que tinha costume de roubar e suspeita. Queria muito encontrar esse livro. Eu amo de paixão.

    ResponderExcluir
  4. maravilhoso, li e reli várias vezes, li muitos livros em minha adolescência,mas esse foi o melhor, inesquecível

    ResponderExcluir
  5. algum tem sobrando ? eu compro whats 17 99115-4455
    Queria muito poder ler novamente.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosamente encantador. Li há exatamente 25 anos e mesmo assim aquela rua sem saída e seus personagens continuam marcantes. O avarento era o meu predileto. Rses
    Ele tem um significado especial porque minha mãe ganhou de presente na mocidade, e passou para mim. Ele foi um dos primeiros livros que me instigou ao mundo da leitura.

    ResponderExcluir