quarta-feira, 6 de julho de 2011

Lúcia, Pollyanna e Ana Maria

Esses dias, estava em uma livraria especializada em livros infantis e veio na minha cabeça a lembrança do livro Lúcia Já-Vou-Indo, da Maria Heloísa Penteado. Nunca esqueci este livro, que minha irmã tinha e que minha mãe sempre lia pra gente, e me deu uma saudade da história da lesminha que nunca conseguia chegar a tempo nas festas. Procurando na internet, encontrei muitas coisas sobre este livro, escrito em 1978, ano em que eu nasci. Descobri que a ilustração é da própria autora e que o livro tem milhares de fãs, todos agora assim saudosos, como eu.

Minha infância tem muitos livros inesquecíveis, dá pra fazer um blog só sobre eles! Mas além da Lúcia Já-Vou-Indo selecionei também imagens sobre os livros Pollyanna e O Diário de Ana Maria. O primeiro de Eleanor H. Porter, escrito em 1913, é um clássico. Minha irmã também tinha, mas acho que era o Pollyanna Moça. O segundo, de Michel Quoist, foi escrito nos anos 60 e fez parte da adolescência da minha mãe, que mais tarde me deu de presente. Eu, que também escrevia diários na infância, adorei! Hoje, acho que não faz sucesso entre as meninas. Pesquisando sobre ele para este blog, descobri que o autor era um sacerdote francês, o que esclarece um pouco algumas passagens do livro.




Quem lembra da Libélula Chispa Foguinho? E do "jogo do contente" da Pollyanna? E de conversar com as amigas sobre as descobertas da Ana Maria?

5 comentários:

  1. Que bonitinho, Raque... :)
    já vou indo... já vou indo...
    Sobre a Polyanna, foi a vó Célia quem deu para mim. Ela me deu de presente ambos, Polyanna e Polyanna Moça. Eu adorava... até hoje, quando vejo prismas, lembro da Polyanna (que colocou prismas para levar o arco-íris até o quarto)
    adorei o blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Raquel, adorei o blog!!!!!
    Se for para matar as saudades, tenho muita coisa da nossa época para te contar e vc postar.
    Preciso buscar as fotos no meu arquivo, de papel é claro... lembra Kodak de 24 poses.
    Vamos nos conectando....rsrsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Raquel,

    O Ministério da Saúde adverte.....antes de acessar o blog passe uma bela camada de Vick VapoRub !! :)
    Se não a rinite vai atacar de tanta velharia que vai aparecer.

    Bjo

    André

    ResponderExcluir
  4. oi Raquel; acabei de ler seu blog, achei m
    uito bom; espero poder te acompanhar muito tempo; beijo; pai

    ResponderExcluir
  5. Ei Raquel, que bacana! Nada como expressar e compartilhar as saudades, não é! E ne deu saudades de vcs pequeninas...
    bj
    Isa

    ResponderExcluir