sábado, 9 de julho de 2011

Revista MAD anos 70 e 80

Uma saudade especial que eu tenho é da época em que vivi em São Paulo, dos 6 aos 8 anos de idade, nos anos 80, ali na Avenida Ceci. Algumas coisas marcam esta fase na minha lembrança de maneira especial. Uma delas é, sem dúvida, a revista MAD que minha irmã comprava e que eu lia no embalo. Fui captando aos poucos todo o sarcasmo da revista, afinal, eu era realmente muito criança. Alguns dos cartunistas daquela época são inesquecíveis, como o Don Martin e o Aragonés. Eu também adorava o "Lado Irônico" do David Berg e só depois de algum tempo descobri que a seção de cartas era hilária!

Mais tarde, herdamos do meu tio Mano muitas das suas MAD dos anos 70, entre elas algumas edições memoráveis, como a sátira ao filme Tubarão. As capas da MAD quase sempre eram sátiras de filmes de sucesso da época, como ET, Purple Rain, Alien, sempre com o genial personagem símbolo da revista, Alfred Neuman: um carinha orelhudo, sardento e com uma super falha entre os dentes.

Algumas curiosidades sobre a MAD:

- A revista nasceu nos Estados Unidos, em 1952.

- Veio para o Brasil na década de 70, mais precisamente em 1974.

- O Alfred Neuman foi plagiado de um personagem publicitário dos Estados Unidos, chegou a ser alvo de uma disputa judicial que terminou favorável à revista, demonstrando que a figura já caíra em domínio público por sua antiguidade.

A MAD ainda é publicada e pra quem quiser conhecer melhor a história da revista tem o site http://www.madmania.com.br/, aliás, neste site estão todas as capas da MAD brasileira. Vale a pena olhar pra matar a saudade!










A charge do Batman é do Aragonés e este último é o "Lado Irônico... das Responsabilidades".

2 comentários:

  1. Raqueeeeeeeee...
    eu adoro essa tirinha do Don Martin, do band-aid... TODA vez que vou tirar band-aid, lembro da tirinha... hehehehehe!

    ResponderExcluir
  2. o auge da mad foi anos 70 a começo de 80 .antológico mesmo.

    ResponderExcluir