segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Playmobil

O brinquedo símbolo da infância das décadas de 70 e 80 é o playmobil! Este brinquedo já foi o sonho de muita criança, acabou saindo de linha, voltou depois de muitos anos e, hoje, inspira milhares de fãs saudosos a se reunirem para relembrar e colecionar os diversos bonecos desta linha criada pela empresa alemã Geobra-Brandstatter, em 1974.

Mais precisamente, o criador foi Hans Beck (1929-2009), que ficou conhecido como o pai do Playmobil. Com a crise do petróleo de 1973, a empresa que produzia brinquedos de tamanhos grandes, precisou criar uma linha de brinquedos menores. A ideia que surgiu foi de fabricar veículos pequenos acompanhados de complementos e acessórios, mas Hans Beck acabou se concentrando nestes complementos, criando figuras com base em desenhos de crianças, que muitas vezes desenham pessoas com a cabeça maior e sem nariz. O sucesso foi imediato no mundo todo!

No Brasil, nas décadas de 70 e 80, o playmobil foi fabricado pela Trol. Após a falência da Trol, a Estrela passou a fabricar o brinquedo na década de 90, mas com a invasão dos jogos eletrônicos o playmobil foi retirado de linha. Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar da Argentina. A partir de 2008, o brinquedo começou a ser importado direto da Alemanha, pela Sunny Brinquedos.

Eu me lembro que, apesar de não ser mais criança, sentia falta de ver o playmobil nos comércios e propagandas. Era um brinquedo que me dava tanta saudade, que tinha pena das crianças não terem a oportunidade de brincar com um playmobil. Eu tinha o playmobil circo (com um boneco domador, com chicotinho e tudo!) e uma charrete do playmobil velho-oeste. Mas meus primos Lupe e Daniel tinham o que era o meu sonho de consumo na infância: um quarto com uma cidadezinha do playmobil todinha montada. Lembro dos carrinhos do playmobil polícia, dos cavalinhos das charretes, da escolinha... Como era bom brincar com aquilo!

Em junho de 2009, foi criado o PlayBrasilMobil, o primeiro fórum brasileiro sobre Playmobil, com o objetivo de juntar fãs e colecionadores, além de difundir novamente o brinquedo. Fiquei super empolgada quando vi  o playmobil nas lojas de brinquedo novamente, apesar do preço ser um pouco salgado. Quando minha filha e meu sobrinho estiverem na idade certa, sei que não vou resistir e vou reviver minha infância de novo comprando um playmobil bem legal para eles!





Ainda bem que o Playmobil voltou!!

2 comentários:

  1. Impossível não lembrar imediatamente dos Lupi&Dani, né? :D

    ResponderExcluir
  2. Pô... nunca imaginei q minha imagem era associada aos playmobils!!!

    ResponderExcluir